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A FORÇA FÍSICA SOBRE A VELA

Olá! Que bom que você está aqui! Eu vou te ensinar em 5 minutos como os barcos a vela funcionam. (Ah, e isso é parte do curso Aprenda a Velejar que você pode fazer aqui no site.) Você vai ver que entender como as velas funcionam é o segredo para se tornar um velejador de sucesso. Se você pegar a teoria da vela, o resto vai ser moleza. E quanto mais você praticar, mais rápido e seguro você vai velejar em qualquer situação.

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BARLAVENTO E SOTAVENTO

Prepare-se para aprender seus primeiros termos de vela — barlavento e sotavento (fala-se su-ta-ven-tu). Barlavento é o lado que fica de frente para o vento e sotavento é o lado que fica de costas para o vento. Por exemplo, o lado de barlavento de um barco é o primeiro que leva vento na cara. O lado oposto é “a sotavento”. Esses termos são muito usados, porque o vento sempre vem de lado quando você está em um barco a vela, e não de frente ou de trás.

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SOTAVENTO
BARLAVENTO
vento

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formato da vela

A mágica da vela começa com a forma arredondada e triangular da vela. A ponta da frente da vela fica presa no mastro e a parte de baixo fica na retranca, que é uma vara horizontal. A vela é feita com um pouco de curva, para ela ficar cheinha quando bate o vento.

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empurrar e sucção

Com uma vela curvada, você consegue dois tipos de força — empuxo do vento que vem de barlavento e sustentação do vento que passa por sotavento. Empuxo de barlavento é fácil de entender. O vento empurra a vela para o mesmo lado que ele está indo. Sustentação é mais complicado de explicar. É parecido com as asas dos aviões, que fazem uma diferença de pressão no ar e puxam o avião para cima. Veja só: com a retranca (e a vela junto) a uns 45º do vento que vem, o vento se divide no mastro para os lados de barlavento e sotavento da vela. O vento de barlavento empurra a vela e faz ela ficar curvada como uma asa. O vento de sotavento gruda nessa curva (por causa da física) e corre mais rápido para alcançar o vento de barlavento. Isso faz uma pressão menor que cria uma sucção que puxa o barco para sotavento.

 

Se você quiser saber mais sobre isso, pesquise pelo Princípio de Bernoulli.

Sustentação só acontece se a vela estiver curvada, então sempre tem que ter um pouco de vento batendo no lado de barlavento da vela para ela ficar cheia e redonda. Se não tiver vento suficiente para encher a vela pelo lado de barlavento, as velas não adiantam nada. Elas só ficam balançando como uma bandeira.

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quilha

No nosso exemplo, a força do empuxo de barlavento e da sustentação de sotavento não vai direto para frente, mas em um ângulo. A quilha, que é uma espécie de nadadeira que fica embaixo do barco, impede que o barco saia do rumo e faz ele ir em linha reta. 

 

Resumindo, a força das velas mais a resistência da quilha fazem o barco andar para frente com tudo.

Parabéns — você acabou de aprender a ciência básica da vela! Tem gente que demora anos para entender isso. Pode relaxar um pouco. Depois se prepare para a diversão.

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